Umbaúba

Capacitação

23/03/2022 às 12h36

No dia 11 de março, o Ouvidor-geral do Municipio de Umbaúba, Dermeval Santos atendendo a convite expresso pela Controladoria Regional da União em Sergipe (CGU-SE) participou do 2° TREINAMENTO SOBRE TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES EM OUVIDORIA PÚBLICA, ministrado pelo Técnico Federal de Finanças e Controle da CGU-SE, Luís Joacy Barreto de Matos, transmitido on-line pela plataforma Teams no período das 9h às 12h30min, juntamente com ouvidores (as) representantes dos municípios de Barra dos Coqueiros, Pirambu, Itaporanga, Muribeca e Itabaianinha.

Na oportunidade foram enfatizadas as "Boas Práticas em Ouvidoria Pública" e Análise do PAINEL "RESOLVEU?" como ferramenta que permite tanto ao Ouvidor quanto aos Usuários (à exceção do caso de Denúncia Anônima e/ou Comunicação de Irregularidades) acompanharem o processo de encaminhamento das manifestações pela PLATAFORMA FALA.BR.

Também salientou-se a adequação à Lei 13.460/2017, que estabelece o prazo limite de 30 dias + 30 dias em caso justificado para que ouvidores cumpram a obrigatoriedade de apresentar respostas satisfatórias às manifestações (sugestões, solicitações, elogios, reclamações ou denúncias) oriundas dos Usuários do Sistema de Ouvidoria.

Esse canal e-OUV é uma ferramenta tecnológica eficaz que possibilita aos/às cidadãos/ãs emitirem via sistema pedidos de providências imediatas facilitando o acesso de usuários às ouvidorias nas esferas federal, estadual e municipal.