2098

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Umbaúba



Perguntas Frequentes



Nesta seção o cidadão encontra as respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

  • NO QUE CONSISTE O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS?


    A Lei nº 12.527/2011 instituiu para os órgãos públicos a obrigatoriedade de disponibilizar a todos o acesso a atos administrativos, tais como contratos, convênios e demais atos da atividade do setor público. Além disso, a lei federal obriga os órgãos e entidades públicas, tanto da administração direta quanto indireta, a manterem sítios oficiais na rede mundial de computadores informações de interesse coletivo e/ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

  • A PREFEITURA DE UMBAÚBA CUMPRE O DISPOSTO NA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI FEDERAL 12.527/2011)?


    Sim. Saiba onde encontrar as informações de interesse público no endereço da Lei de Acesso à Informação. http://www.acessoainformacao.gov.br/

  • COMO ACESSAR A LEGISLAÇÃO MUNICIPAL E OS ATOS ADMINISTRATIVOS?


    O Portal do município consta todas as Leis desde 2017. No menu lateral Área de Interesse selecione a opção Leis Municipais ou clique no endereço a seguir: https://umbauba.se.gov.br/menu/119819/LEIS-MUNICIPAIS As demais Leis constam no portal da Câmara de Vereadores do Município de Umbaúba: https://camaradeumbauba.transparenciamunicipios.com.br/leis-e-decretos/

  • COMO OBTER CÓPIA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS?


    O cidadão poderá obter a informação por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), de duas formas: SIC Eletrônico e o SIC Presencial.
    a) O SIC Eletrônico: é um endereço nesse portal e pode ser acessado selecionando no menu principal, a opção e-SIC. 1. Para fazer um requerimento acesse:https://umbauba.se.gov.br/sic_novo/ 2. Para acompanhar seu pedido:https://umbauba.se.gov.br/sic/acompanhamento
    b) O SIC Presencial: 1. Para fazer um requerimento presencial, dirija-se à Sede da Prefeitura Municipal de Umbaúba, situada Praça Gil Soares, 272, Centro, Umbaúba-SE, e preencha o formulário que será fornecido pelo servidor(a) responsável; 2. Para sua comodidade, este formulário se encontra também disponível no link: Ficha de solicitação 3. Entregue o formulário preenchido ao servidor responsável para ele possa inserir as informações no sistema e gerar o seu n° de protocolo 4. Para acompanhar o andamento de seu pedido entre em contato pelo telefone (79)3546-2179, ou dirija-se a sede da Prefeitura e informe seu nº de protocolo. 5. O SIC funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 12horas.

  • COMO ACIONAR O SERVIÇO DE AMBULÂNCIA EM UMBAÚBA?


    A Central de Ambulâncias que atende pelo telefone 3546-1648, 24h por dia. A Prefeitura de Umbaúba mantém a Central de Ambulância para a remoção de pacientes que estejam em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço atende apenas aos moradores do município.

  • COMO FAÇO PARA OBTER O TELEFONE DE UMA SECRETARIA DA PREFEITURA?


    Os telefones e endereços dos órgãos da Prefeitura de Umbaúba, bem como dos serviços municipais estão disponíveis para consulta on-line no portal, cujo endereço é https://umbauba.se.gov.br/acessoainformacao/institucional

  • COMO OBTER INFORMAÇÕES SOBRE RECEITAS E DESPESAS DA PREFEITURA DE UMBAÚBA?

    O Portal da Transparência, mantido pela Prefeitura de Umbaúba, reúne informações em tempo real sobre receitas e despesas da administração municipal, incluindo relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, despesas com o pagamento de credores e de servidores e recursos repassados pelo Governo Federal. O endereço do Portal da Transparência é http://www.municipioonline.com.br/se/prefeitura/umbauba

  • ONDE CONSULTO O DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE UMBAÚBA?

    Os diários oficiais do Município de Umbaúba estão disponíveis para consulta pela internet, no endereço https://umbauba.se.gov.br/diarioOficial

  • POSSO PODAR UMA ÁRVORE EM VIA PÚBLICA?

    Não. A lei proíbe o cidadão de efetuar qualquer tipo de intervenção em árvores localizadas em via pública - como poda, plantio e arranquio. Essas intervenções devem ser solicitadas à Prefeitura de Umbaúba, por meio da Secretaria Municipal de obras, Transportes e Serviços Urbanos.

  • QUEM TEM DIREITO À ISENÇÃO OU À REDUÇÃO DO IPTU? COMO FAZER PARA REQUERÊ-LA?

    As informações sobre isenção e redução do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), bem como as orientações para requerê-la, podem ser obtidas na Secretaria de Finanças. Veja endereço:https://umbauba.se.gov.br/contato

  • QUERO RECLAMAR SOBRE O SERVIÇO DE LIMPEZA PÚBLICA. COMO FAÇO?

    As reclamações quanto à limpeza pública devem ser feitas por meio de mensagem eletrônica pelo e-mail obras@umbauba.se.gov.br, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h.

  • SOU FORNECEDOR E QUERO PARTICIPAR DAS LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE UMBAÚBA. COMO FAÇO?

    Todas as compras e contratações da Prefeitura que exigem licitação são realizadas por comissões. Para obter informações e baixar editais, acesse o portal no endereço: http://www.umbauba.se.gov.br/transparencia/licitacoes


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação